Translate

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Erundina, um exemplo para muitos

Essa semana,amigos, partidários e simpatizantes de Luiza Erundina conseguiram arrecadar uma quantia suficiente, para que a deputada federal (PSB) quitasse a dívida de R$ 352 mil reais, em virtude da sua condenação em ação popular.
Erundina foi condenada por uso de dinheiro público para financiar publicações manifestando apoio à greve geral de 1989, quando era prefeita de São Paulo.
Mais que um ato de solidariedade, a chamada "vaquinha" traz um pouco de justiça a essa guerreira.
Socióloga de formação, natural de Uiraúna - sertão da Paraíba, Erundina chegou em 1971 à São Paulo, iniciando o seu trabalho junto as populações carentes das periferias, na sua grande maioria nordestinas. Foi uma das fundadoras do PT, sendo eleita pelo partido a vereadora em 1982, a deputada estadual em 1986 e a prefeita de São Paulo em 1988.
Na disputa pela prefeitura de São Paulo, com 29,84% dos votos (naquela época não havia segundo turno nas eleições municipais) venceu Paulo Maluf, que ocupava então a liderança em todas as pesquisas de intenção de voto.
Uma batalhadora das causas sociais formou - em nome do PT, um dos primeiros governos reconhecidamente do povo. A pluralidade e capacidade de seu secretariado podia ser medido por nomes como Marilena Chauí - Cultura, Paul Singer -Planejamento e Paulo Freire - Educação.
E o mesmo partido que ela ajudou a fundar e a conquistar - pela primeira vez, uma prefeitura da importância da capital paulista, lhe causou provavelmente a maior decepção da vida pública. O partido queria fazer uma prefeitura para atender os objetivos do PT e Erundina queria governar para o povo de São Paulo. A separação foi inevitável. Erundina seguiu para o PSB, sendo eleita e reeleita pelo partido a deputada federal pelo estado de São Paulo.
Ao pagar a dívida resultante da correta ação sofrida, Erundina dá um novo exemplo da sua conduta política. Errou, pagou.
Quantas centenas de políticos já foram processados e condenados, tendo que devolver aos cofres públicos as quantias indevidamente usadas? Quantos realmente devolveram?
Erundina havia penhorado seus bens, como forma de garantir o pagamento da dívida. Total de suas propriedadas após vinte e oito anos de vida pública: um apartamento de 80m² e dois carros usados.
Mais que uma política, Erundina demonstra em cada fala e atitude a sua alma de educadora. A verdadeira fusão da garra e obstinação do nordestino com a suavidade de uma professora.
Ao ser perguntada sobre os caminhos para se resolver o problema crescente da segurança nas principais cidades brasileiras, Erundina saiu-se com a seguinte frase - "Aumentar muros é investir no presente. Educação é investir no futuro!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário