Translate

terça-feira, 2 de julho de 2013

Uma lição para o jornalismo e um dia para não esquecer



 Brilhante o editorial do Ricardo Boechat, hoje no BandNews, sobre a cobertura da imprensa das
manifestações populares ocorridas ontem em mais de cem cidades brasileiras.
Enquanto 99% dos meios de comunicação davam destaque aos roubos e depredações, ele centrou seus comentários com precisão, deu destaque a verdadeira notícia, por trás de toda...s as manchetes, ao que realmente enche, ou, deveria encher de orgulho todos nós brasileiros.
Mais de um milhão de jovens brasileiros foram as ruas. Sim, aquela mesma juventude que costumávamos dizer que vivia reclusa em seu mundo digital.
Agora, fazendo uso das ferramentas desse poderosíssimo mundo digital, através das chamadas redes de relacionamento, convocaram o seu Salve Geral para dar um basta a toda essa canalhice e descaso dos nossos governantes para com a população e, principalmente, para com o que é público.
Milhões de pessoas tiveram suas vidas afetadas com vias interditadas que agravaram o já caótico transito das cidades? Sim, mas a escalada do custo de vida; transportes, educação e saúde padrão terceiro mundo não afetam também a vida dos brasileiros?
Depredações, arrombamento de lojas e arrastões, não acabam com o bem público e privado?  Sim, mas por acaso isso é inédito no dia a dia de cada um de nós?
A grande e absoluta maioria lá estava para defender os seus princípios, suas ideias. De forma pacífica, sem violência ou partidarismo.
O que todos pudemos ver pelas imagens das televisões foi pequenos agrupamentos de desordeiros e marginais, aproveitando da situação do momento  para fazer o que fazem no seu dia a dia, assaltar, roubar e depredar.
Querer usar essa minoria para desqualificar o movimento de centenas de milhares de pessoas é dar propositadamente as costas a verdadeira notícia, a informação real que está diante dos nossos olhos.
Todos nós sabemos que a desgraça rende e vende mais que o sucesso e a boa ventura.
Querer transformar um movimento legítimo, único e que com certeza mudara a pauta de muito governante por esse Brasil afora, em um movimento de inconsequentes e  baderneiros, é agir da mesma forma que os que lá estavam para roubar e destruir. Pior ainda, pois para aqueles que agiram assim, talvez fosse essa a única realidade conhecida.
Da mesma forma que os governantes, talvez tenha chegada a hora de uma boa parte da nossa imprensa refletir sobre a importância do seu trabalho.
Que esse dia 20 de junho de 2013 fique para sempre em nossas lembranças, em nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário