Translate

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mr. Steve "Disney" Jobs

Hoje, a cada milésimo de segundo, os veículos de informação e as redes sociais estão sendo tomadas de assalto por milhões de post, e mails e depoimentos sensibilizados de um contingente impressionante de fãs e adoradores de Steve Jobs.
Uma morte que apesar de estar aguardada por todos, provocou uma das maiores comoções digitais que a mídia já teve conhecimento.
O gênio inventivo, a inteligência aguçada, a capacidade infinita de se comunicar e o poder de traduzir os mais loucos sonhos digitais em realidade ao alcance dos dedos, fizeram de Steve Jobs, um ser tão próximo a todos e a vida de cada um, que passou a fazer parte da família.
Mas será que não existe um exagero grande nessa reação?
Afinal, Jobs era tão imprescindível assim? Suas criações foram tão decisivas para a vida de tantas pessoas? Qual é a razão de tanta loucura?
De repente me vejo criança. A data era 15 de dezembro de 1966 e eu ouvia inconformado o locutor da rádio informando que acabara de morrer Walter Elias Disney, Walt Disney.
Mas como era possível? pensava entre uma lágrima e um soluço. Como ele podia ter deixado órfãos milhares de crianças no mundo inteiro? Choravam o Mickey, Pato Donald e Pinóquio, Branca de Neve abraçava desesperada os Sete anões e a Cinderela se recusava a abandonar o seu castelo.
Seria o fim da magia que a cada história me transportava para um mundo de alegria e diversão? Todos esses amigos do imaginário iriam morrer também?
A recordação daquele momento traz a resposta as minhas indagações.
A semelhança entre as duas situações, mais do que a doença que levou os dois, reside exatamente no mundo que cada um deles criou ou possibilitou acessar.
Assim como aquela criança que fui, feliz por poder me transportar para o convívio dos meus personagens preferidos, os equipamentos criados por Jobs muito mais que facilitar a vida das empresas e das pessoas, permitiu com que cada um de nós pudéssemos nos transportar para um mundo de amigos em redes universais, um mundo em que nos tornarmos personagens da nossa própria história.
Hoje, para tristeza de todos, Branca de Neve e a maça estão unidas em mais uma história.
Vamos esperar a chegada de um novo príncipe para mais uma vez acordar cada menina e menino que existe dentro de nós.

Um comentário:

  1. ADOREI A COMPARAÇÃO DE ÍDOLOS. TEXTO INTELIGENTE. É MUITO GOSTOSO LER O QUE VC ESCREVE. BJOS RO

    ResponderExcluir