Translate

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Estacionar ou não estacionar, eis a questão?

Agora que as férias de final de ano vão tomando conta do cenário das grandes cidades, modificando as exigências de fluidez do trânsito urbano, é um bom momento para se refletir sobre os distúrbios provocados a esse mesmo trânsito, nos horários de entrada e saída das aulas, pelas principais escolas particulares brasileiras.
Como a quase totalidade delas não dispõe de um recuo ou estacionamento para o embarque e desembarque de seus alunos, acabam se apropriando da via pública, que após a sinalização devida, acaba se transformando em faixa exclusiva dos clientes daqueles estabelecimentos.
Assim, com benefício de uma pequena parcela da população, que tem como escusa a segurança das crianças, um enorme transtorno é gerado para a grande maioria dos usuários daquelas vias.
Ora, não deveriam as leis e as normas de convivência e conduta ter como meta a segurança e o bem estar da maioria?
As escolas, assim como qualquer outro tipo de estabelecimento ou negócio, não precisam de alvará de funcionamento?
As escolas, assim como qualquer outro tipo de estabelecimento ou negócio, não precisam adequar as suas instalações ao tipo de serviço a ser prestado?
Sob a imparcialidade absoluta da lei, qual é a diferença que existe em um bar que ocupa a calçada em frente ao seu negócio e a escola que toma conta do chamado leito carroçável?
O fato de não se expor as crianças ao risco de acidentes e possíveis atropelamentos não é desculpa pelo abuso.
A melhor maneira de protegê-las, assim como aos seus pais e responsáveis, seria só liberar os alvarás de funcionamento á escolas que tenham equacionado, dentro dos seus próprios limites, a questão do embarque e desembarque.
As escolas particulares são um negócio, aliás, extremamente rentáveis, portanto devem ser regidas pelas mesmas regras aplicáveis a qualquer outro comércio.
Senão, estaremos correndo o risco de reforçar o ensinamento mais comum as nossas crianças, de que perante a lei todos somos iguais, só que alguns são mais iguais que os outros....

Nenhum comentário:

Postar um comentário