Translate

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Um plano que não decola...

Após um lançamento pirotécnico, o Programa Minha Casa Minha Vida parece que ainda não encontrou os caminhos para sair do papel.

O presidente Lula bem que avisou para não cobrarmos um prazo para o cumprimento de todo o projeto. Não nos avisou porém, que não haveria um prazo para começar.

Segundo o próprio site do governo, será destinado ao programa R$ 34 bilhões, para a construção de 1 milhão de moradias, em parceria com estados, municípios e a iniciativa privada.

Logo após o aviso, começou a correria de algumas construtoras abrindo postos de atendimento e cadastramento de interessados. Boas filas, muita gente interessada querendo um cantinho pra chamar de seu.

Muito justo, levando-se em conta que de acordo com o próprio site, o deficit habitacional brasileiro é da ordem de 7,2 milhões de moradias, sendo que 90.9 % , ou 6,5 milhões de casas, estão na faixa de 0 a 3 salários de renda.

É justamente aí, que sem nenhum trocadilho, mora o problema.

Para a grande maioria das construtoras, construir para essa faixa com prestações iniciais de R$ 50,00 é financeiramente inviável.É fundamental o subsídio do governos federal, estadual e municipal.
Convenhamos que o governo não pode querer transferir para a iniciativa privada, um ônus que é todo seu.
Sim, assistêncialismo sim. Como tantos outros subsídios que por aí estão, muitos deles não tão meritórios quanto esse.
Após essa primeira barreira vencida, é necessário "destravar" os gargalos existentes na Caixa Federal, para que ela possa operacionalizar o plano.
Mais que um sucesso de mídia, precisamos sim, é de um sucesso de público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário