Translate

segunda-feira, 15 de junho de 2009

"Ponha no papel"

Muito bom o texto do Amir Labaki publicado no Eu &, da edição do Valor Econômico do dia 12 de junho.
Com grande sensibilidade, Labaki estabelece um paralelo entre a vida de Getúlio Bittencourt, esse grande jornalista morto a semana passada, e o personagem do filme de Kevin Macdonald - "Intrigas de Estado", Cal Mcaffrey, vivido por Russel Crowe.
Como contraplano da trama central, "Intrigas de Estado" traz á discussão dois dos maiores problemas vividos pelos principais jornais do mundo - a busca desesperada por novos leitores e a adaptação entre o material impresso e o online.
O próprio filme nos fornece as respostas.
O jornalista do "impresso" Cal McAffrey (Russel) e a jornalista do online Della Frye (Rachel McAdams) se unem para fazer a investigação e a matéria final. Cada um nas suas expertises, cada um por seus meios.
Essa é a síntese perfeita. Online e impresso não são adversários, são parceiros. Servindo aos seus propósitos, divulgando aos seus públicos específicos.
A sobremesa mais saborosa ficou por conta da sequência em que a equipe do jornal descobre a dimensão da materia apurada.
Na discussão sobre que meio (online e impresso) daria a notícia, quem ficaria com o que, a frase de Della Frye definiu a questão - "A descoberta é extremamente importante, deve ser publicada na nossa edição impressa".
Isso me lembra uma frase muito usual para apresentação de um projeto, para apresentação de uma proposta que queremos tornar efetiva ou para alguma coisa que não queremos que se perca e tenha a garantia de um documento firmado - "Ponha no papel!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário