Translate

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A criação e a coincidência....

O mundo das artes é sempre pródigo de coincidências criativas.
Além da literatura, design, música e publicidade, muitas vezes elas surgem também nas reportagens e textos da imprensa.
A busca pela mesma informação, fontes iguais, acontecimentos comuns e até mesmo referências próximas, sejam elas de vida ou culturais.
Em outras situações, as coincidências podem ocorrer pela própria figura do personagem central da matéria ou texto, que acaba induzindo o redator a associações mais comuns.
Dois fatos acontecidos essa semana comprovam essas idéias.
Ontem- dia 6/08 nesse mesmo blog, escrevi um pequeno texto(Sarney e seus iguais) sobre a situação do Senado Federal e o discurso feito pelo Sarney na tribuna da Casa.
Em determinado momento, comparei a frase por ele usada, de que todos os senadores são iguais, ao Tavares - personagem de Chico Anísio, que fechava seu quadro com a frase "sou, mas quem não é?".
Hoje - 7/08, lendo o Estado de São Paulo, observo que o muito bem feito editorial da página 3, tinha como título - "A tática do Chico Anísio", comparando Sarney ao personagem do mesmo bordão.
Como eu não poderia imaginar a edição do dia seguinte do Estado e acredito não servir de referência para os editoriais do jornal, temos aqui a primeira coincidência.
No dia 16 de julho, após a queda do Tupolev do Irã, escrevi um texto intitulado "Vidas que se perdem". Nele sugiro "... a criação de uma grande central de informações, disponibilizada via internet em tempo real, onde cada fabricante de avião e companhia aérea, disponibilizasse a qualquer pessoa,empresa ou orgãos controladores, dados atualizados da revisão e manutenção de cada aeronave em voo.Uma chancela de "revisão feita na concessionária", sem a qual não seria permitido a decolagem ou pouso em nenhum aeroporto do mundo. Os espaços aéreos de qualquer nação estariam fechados as aeronaves sem os necessários documentos de vistoria."
No dia 5 de agôsto, o Valor Econômico publicou um artigo escrito pelo empresário Francisco Soares Brandão apresentando a sua sugestão para o problema da segurança dos voos, que por coincidência vem a ser irmã gemea da minha idéia. Surge assim a segunda coincidência da semana.
CQC - Conforme Queremos Demonstrar, para lembrar os velhos tempos de escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário