Translate

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Um jogo complicado

Pela entrevista dada por Eike Batista, ao jornal O Estado de São Paulo, no dia 11 de outubro, está assando a "batata" de Roger Agnelli na presidência da Vale.
Parece que para o presidente Lula, o trabalho de Agnelli no comando da Vale - uma empresa privada, com participação do governo, não tem atendidos os interesses do país.
A demissão de funcionários no começo da crise, combinada com a posição da Vale de não priorizar investimentos em siderúrgicas, frustrando as intenções de Lula, deixaram-no muito irritado e com a certeza de que com Agnelli, o jogo não seria mudado.
Sentiu que precisava convocar um outro jogador. Nesse caso, ninguém melhor que Eike Batista, um empresário do setor, que sabe reconhecer as "oportunidades" da proximidade com o poder.
Investimentos no Brasil, agregação de valor aos minérios, construção de siderúrgicas - é Lula falando na voz de Eike. Um discurso e tanto. Capaz de encher de orgulho qualquer brasileiro.
Não importa que os fornos das siderúrgicas brasileiras estiveram desligados por muito tempo, contendo investimentos de seus proprietários, nem o fato de a Vale não ser uma companhia estatal e dever satisfação aos seus acionistas.
Eike Batista compraria um lote das ações da Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil), ganha uma cadeira no conselho da Vale e comanda a substituição de Agnelli, indicando como novo presidente, o próprio presidente da Previ - Sérgio Rosa.
Uma jogada de mestre. O Palácio do Planalto em festa.
Mas qual será o preço institucional a ser pago?
A Vale é uma das maiores companhias globais. Com quase 100 mil funcionários (contando os indiretos) e investimentos espalhados por todo o mundo, a Vale representa o novo Brasil que conquista seu espaço junto aos grandes do mundo.
Agora que voltamos a ser a "bola da vez" dos investidores internacionais, uma interferência tão agressiva certamente causaria desconfianças, podendo frear o movimento de entrada desses capitais.
Essa não é a hora, esse não é o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário