Translate

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Que tristeza companheiro...

Nunca fui um eleitor do PT,mas acompanhei os primeiros passos do nascimento do partido, suas lutas e ideais, diretrizes e princípios que pareciam amalgamados no mais puro aço.

A frente de todas as ações, oferecendo o seu peito à bala, seu carismático líder sempre destemido, enfrentando o chamado "poder militar", com a mesma bravura de um Don Quixote em carga contra seus moinhos de vento. Ao seu lado não um Sancho Pança, mas grandes nomes do pensamento brasileiro.

Assim o partido conquistou o seu espaço. Pouco a pouco, passo a passo.Uma prefeitura aqui e outra lá, como se treinasse para uma posição maior.

E ela chega na forma da presidência do Brasil.

Confesso que no fundo eu até queria acreditar que algo novo poderia surgir, uma prova que eu estava errado, com medo e aflições infundadas. A esperança de uma nova geração política, ética e em busca de novos valores e de uma nova verdade.

As minhas aflições se mostraram justificáveis.

Aquele combativo líder, até então fiel aos seus princípios e ideologia, ao assumir o poder se transforma. Esquece do porque lutou e passa a lutar pelo que conquistou. É o poder fazendo mais uma vítima.

Um homem que teve ao seu lado, companheiros de uma grandeza de Betinho, Florestan Fernandes e Hélio Bicudo, alia-se agora á aqueles que sempre combateu.

Na luta para se manter no poder, sob a escusa de estar criando um novo mundo para o seu povo, agrega como aliados e "irmãos" de infância, José Sarney, Fernando Collor de Melo e Renan Calheiros.

Submete o seu partido a constrangimentos que jogam ao ralo, todas as noções básicas de ética, decência e princípios.

Para acalmar a consciência em crise de seu líder na Camara, usou a frase " ... em política não existe a palavra irrevogável". Será que também aplica o pensamento para os desvios da sua trajetória?

O PT no poder faz o mesmo caminho que todos os outros partidos que ele sempre criticou.

Os jovens que carregavam a sua bandeira da esperança, hoje lotam as páginas do twitter com mensagens de repúdio e desilusão.

Seus aliados de hoje são mesmos, que durante anos e anos, expuseram o povo nordestino a miséria, a fome e a servidão.

Para manutenção do seu projeto de poder, quantos homens do partido ainda deverão ser queimados? Quantos filhos do PT esse pai vai abandonar?

Companheiro, quando você se olha no espelho, qual Lula você enxerga?

3 comentários:

  1. Sou filha de metalúrgico, meu pai trabalhou na Mercedez Bens por 30 anos e sempre foi PT. Eu não, sempre fui contra o Lula, o achava truculento e folgado...

    No dia em que ele foi eleito, parei de ler e ouvir sobre política, fiquei em greve por 1 ano, não me conformava que nós brasileiros, o tínhamos eleito. E o pior, o reelegemos!

    Agora deu nisso, tudo pelo poder, e o povo vai votar no PT de novo, infelizmente.


    Denise

    ResponderExcluir
  2. Denise, fico tranquila em pensar que não fui eu (e tenho certeza de que não foi você também) quem reelegeu o Lula ou o PT. Foi uma massa popular que, movida por sentimentos, não viu a realidade. Como até hoje continua sem ver as manobras favoráveis à população miserável (porque carente todos nós somos, em um ou outro sentido).
    Não. Não acredito que o PT seja reeleito. Aliás, nós devemos começar agora a filtrar os candidatos e começar a fazer JÁ a divulgação das melhores propostas, em oposição à situação (pra dizer o mínimo) lamentável que o bolsa família, bolsa escola, bolsa pra criança, bolsa pra mocinha... tem deixado a nação.

    ResponderExcluir
  3. Denise e ANa Lucia,

    Como sempre se soube, a melhor maneira de se avaliar o caráter e as intenções de uma pessoa e dando poder a ela.
    Votar é uma procuração em branco, precisamos avaliar muito antes de assina-la.
    É isso, vamos fazer os filtros necessários.
    Em tempos de internet, ficou muito mais fácil calar qualquer discurso de palanque.

    ResponderExcluir