Translate

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

As maracutaias da UNE

Para muitos educadores, uma das melhores formas de se educar uma criança, é na base da demonstração, é dando o exemplo.
Através da observação das atitudes e procedimentos dos adultos, a criança vai aprendendo a construir o seu próprio conjunto de valores, que vai servir de norte para a sua vida adulta.
Isso talvez explique a situação em que se encontra a UNE - União Nacional dos Estudantes.
Com um passado glorioso, na defesa e luta pela liberdade democrática brasileira, vê-se hoje, imersa em uma barafunda de convênios fraudados, recursos públicos desviados e orçamentos forjados.
E para mostrar como esses meninos aprendem rápido, a lista não para aí. Dinheiro público recebido sem comprovação de gastos, extravio de notas fiscais e extratos bancários, concorrências com orçamento de empresas fantasmas e a não entrega das prestações de contas, completam a "lição de casa".
Segundo o Minstério da Cultura, dos convênios assinados com a UNE, pelo menos nove-totalizando R$ 2,9 milhões, estão irregulares.
Parece que ao buscar a parceria e o sustento do governo federal - esquecendo suas próprias origens, a UNE acabou fazendo um supletivo de trambiques e maracutaias.
É impossível não reconhecer a "cara do pai", dos seus usos e costumes, nessa nova UNE que aí está.
Anos de desmandos, corrupção, chantagens econômicas, desvio de verbas públicas e impunidade total - de vários governos, acabaram por ensinar nossos meninos. É a "Lei de Gerson" elevada à décima potência.
Com isso, aquele espírito combativo, guerreiro e contestador, deu lugar a uma entidade sem ideais - uma "vendedora de carteirinhas".
O nosso jovem de repente ficou velho. Não um velho sábio, cheio de ensinamentos e conselhos. A UNE quando se olha no espelho, só consegue ver refletida a imagem de tudo aquilo que ela sempre condenou.
É mais uma vez a história do exemplo.
Aqueles que, em seu nome, combatiam nas ruas e na clandestinidade, hoje estão no poder. Corrompendo e sendo corrompido. Agentes à serviço dos mesmos senhores contra quem sempre lutaram - o poder e a ganância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário