Translate

terça-feira, 14 de julho de 2009

Hospitais com saúde perfeita

O nosso Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, bem que tem lutado contra a resistência da bancada governista (incluindo o próprio PT), para aprovar a criação de fundações estatais de direito privado.
Alguns assessores do ministro anunciaram ao Conselho Nacional de Saúde, que poderiam desistir da aprovação da proposta no Congresso, mas o ministro permanece firme na tentativa de aprová-lo.
Temporão, que por ironia do destino, tem a origem do nome vinda do latim "temporanu", que significa segundo mestre Aurélio - "aquele que vem ou acontece fora ou antes do tempo", parece que está absolutamente dentro do tempo real.
As fundações estatais de direito público, possuem como principal característica, a possibilidade de contratar e demitir funcionários pela CLT, exigindo deles cumprimento de metas e padrões de desempenho.
Rio de Janeiro, Acre, Bahia, Pernambuco e Sergipe, já possuem legislação que autoriza o funcionamento das fundações.
No entanto, é em São Paulo que o sistema encontra seus melhores resultados
Criado em 1998, sob a gestão do governador Mario Covas (PSDB), aqui chamadas de OSS -Organizações Sociais da Saúde, são entidades de direito privado, com atividades dirigidas à saúde e cultura, sem fins lucrativos.
O estado entrega a gerência dos hospitais e laboratórios, para as OSS que possuam a experiência necessária na área. Mantem financeiramente esses hospitais, controlando como e onde o dinheiro público é investido Os hospitais devem atender 100% voltados para o SUS.
Todos os dados de gastos,indicadores de produção e satisfação da população, são passados ao Tribunal de Contas do Estado através de relatórios mensais.
Um dos mais brilhantes exemplos dessa parceria é o Hospital Geral de Pedreira, situado na região de Interlagos em São Paulo.
Hospital considerado de excelência pelos padrões do SUS, é administrado pela Associação Congregação da Santa Catarina, que entre outros, é proprietária também do Hospital Santa Catarina, um dos mais respeitados hospitais privados de São Paulo.
Segundo seu site, o Hospital Geral de Pedreira realizou durante o ano de 2.008, mais de 1.482.698 atendimentos, que vão de consulta a exames e cirurgias.
Uma simples divisão entre a verba recebida em 2.008 (R$ 90 milhões) e o número de atendimentos, demonstra um resultado unitário de R$ 60,00 por intervenção!
São 1.200 funcionários, 280 leitos (dentro da média padrão de 4,5/5 funcionário/leito) e uma garantia de salários e equipamentos superiores aos da administração direta.
Funcionários satisfeitos trabalham melhor, com mais atenção. Isso reflete nos próprios pacientes.
O índice de satisfação dos usuários chega a 95%.
Segundo levantamento da Secretária Estadual de Saúde, os hospitais gerenciados pelas OSS, atendem 25% mais pacientes, com gastos 10% menores que os da administração direta.
Parabéns á direção do Hospital Geral de Pedreira, parabéns ao projeto das OSS administrado pela Secretaria da Saúde. Um trabalho de muita competência.
Que tal aproveitarmos a ideia e tentar melhorar as nossas escolas agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário