Translate

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Big Brother da Caixa Econômica...

Uma grande notícia.

A Caixa Econômica Federal está abrindo licitação - a ser realizada através de pregão público, para a compra de imagens de satélite.

As imagens serão adquiridas para o projeto Caixa Sim Brasil Geo, que tem como um dos principais objetivos o acompanhamento das obras do PAC e do programa Minha Casa,Minha Vida.

Com isso a Caixa espera poder aumentar o poder de fiscalização das obras financiadas por ela. Gerando mais informações e reduzindo custos de constantes visitas as obras.

É o "Big Brother" sendo levado para o universo das empresas, dos negócios e principalmente para a administração pública.

Quando todo o projeto estiver concluído, será possível a qualquer um de nós, acompanhar através da internet - em "real time", cada projeto financiado com dinheiro da Caixa.

Será possível checarmos se existe laje e cimento onde antes havia mato.Sim, porque até hoje, o mais comum era o gasto de muitos milhões de reais para se chegar a conclusão que só o mato havia crescido.

Aí está a tecnologia a nos ajudar. O poder de "derrubar muros", eliminar mentiras, trazer ao conhecimento de todos, em qualquer parte, tudo que acontece no mundo. Sem censuras, no exato momento da notícia.

A camera de um telefone celular com mais poder que um fuzil. O ser humano mais comum tornando-se repórter da história.

Bola dentro da Caixa. Parabéns por tão atualizado e necessário projeto.

Que tal, como sugestão para todo o governo, lançar a TV Dilma, com um menu de programação com todas as obras do PAC?

2 comentários:

  1. Celso, meu comentário talvez fuja um pouco do assunto. Mas a CEF tem o hábito, muito feio e ruim, na minha opinião, de abrir contas correntes à revelia do correntista. Explico: numa ocasião, em que fui demitida, fui à CEF dar entrada na documentação para retirada de FGTS, seguro desemprego, essas coisas burocráticas. Quando fui retirar o FGTS, com a multa de 40%, é claro, numa outra agência que não aquela em que dei entrada na documentação, fui informada de que todo (repito: TODO) o dinheiro não estava disponível para mim, mas transferido para uma conta poupança (que eu não tinha aberto, nem tampouco autorizado a abertura), na agência em que dei entrada. Bem, resumo: a gerente da agência em que eu estava transferiu o dinheiro, por conta e risco dela, pessoal, e eu fiz a transferência do montante total para a MINHA conta corrente, em outra instituição.
    Não contente com isso, fiquei sabendo que minha cota do PIS, referente ao ano 2008, estava depositada numa conta que, mais uma vez, eu não tinha aberto. Acho que o BBB da CEF, para utilizar apenas as siglas, já começou há algum tempo.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre não minha cara. Como os chamados cartões de crédito que nunca solicitamos.
    Que tal uma visita ao Procon ou ao Pequenas Causas?
    Claro que isso sempre gera desconforto e trabalho.
    No entanto, acredito que a melhor maneira de punir quem gosta de ganhar dinheiro é fazer com que gastem o próprio.
    Obrigado pela participação Ana Lucia.
    Abs,

    Celso

    ResponderExcluir