Translate

terça-feira, 21 de julho de 2009

A Importação do lixo

Enfim após anos de intensos esforços governamentais, parece que o comércio bilateral Inglaterra /Brasil começa a render bons frutos.
A Inglaterra acaba de incluir mais um produto na lista das exportações para o Brasil: lixo tóxico.
Quem diria que os portos brasileiros - sempre aberto às nações amigas, acostumados a receber produtos químicos e farmaceuticos, adubos, bebidas, os famosos chás, entre tantos outros produtos ingleses, estariam recebendo contêineres repletos de resíduos plásticos tóxicos.
Talvez as importações brasileiras de pneus usados chineses, tenham estimulados os ingleses a agregar esse novo item em suas exportações.
Ou será uma vingança por nos haver apresentado o futebol e hoje só serem conhecidos como a pátria do criquete ou do polo ?
Uma triste constatação da impotência ou descaso com que é tratada a fiscalização nos portos brasileiros.
O problema pode ser ainda mais grave. Foram descobertos 41 contêineres contendo lixo tóxico em portos paulistas, mas segundo levantamento feito pela Centronave e publicado pelo O Estado de São Paulo, o número de contêineres abandonados em portos brasileiros já somam 5.000.
Quantos mais podem estar repletos de lixo ou substâncias tóxicas?
Considerando-se a metragem média dos contêineres marítimos, estamos falando de quase 112.000 m² de incógnitas.
Fora os óbvios prejuizos econômicos, que vão da amarzenagem a imobilização dos equipamentos, o perigo que isso pode representar para a saúde pública é enorme.
Que o governo brasileiro seja duro e rápido nas suas atitudes. Que as nossas autoridades portuárias sejam mais eficientes na fiscalização de tudo que aqui chega.
Centenas de anos nos separam da época em que daqui tudo se levava e só a escória era trazida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário