Translate

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Poder e a Juventude....

O encontro do presidente Lula com os estudantes, na abertura do 51º Congresso Nacional da UNE - União Nacional dos Estudantes, mostrou que talvez alguns dos maiores valores creditados á juventude, estejam entrando no mais completo desuso.
Sempre associada a símbolos como a rebeldia, o inconformismo, paixão, luta, ideais humanitários e políticos, nossos estudantes deram uma demonstração do mais puro "peleguismo".
Parece que todas essas marcas, sempre presentes em nossa juventude, foram soterradas pelos pesos dos cofres governamentais e das estatais , que vem despejando generosos auxílios financeiros e verbas de patrocínios.
Ao invés dos gritos de ordem e protesto; aplausos e demonstrações entusiasmadas de apoio as políticas do governo.
O que está acontecendo? O mundo mudou ou a juventude não é mais a mesma?
A manutenção do "satus quo", o conforto do "não é comigo", a garantia da sobrevivência sem sustos, justifica o abandono dos sonhos e princípios?
Parece que isso, muito mais que estarrecer antigos líderes estudantis - muitos deles hoje fazendo parte dos altos postos do governo, deve provocar uma grande decepção.
E não precisamos nem voltar á época da ditadura. Há dezessete anos atrás, nossos jovens foram ás ruas, com as caras pintadas, pedindo o impeachement de Fernando Collor de Mello.
Será que não somos responsáveis por grande parte de tudo isso?
Educar acima de tudo é dar exemplos.
Quais são os exemplos dados quando deixamos nossas crianças mendigando nos faróis? Quando nos conformamos com todas as mazelas dos políticos? Quando aceitamos o suborno e o jeitinho como práticas usuais do comportamento do brasileiro ( isso quando não somos nós mesmos a praticá-los )? Quanto buscamos o sucesso pessoal a qualquer preço ?
Talvez antes de qualquer crítica feita á nossos jovens, devessemos fazer uma profunda reavaliação dos nossos valores e comportamentos.
Quem sabe não é a hora para que cada um de nós redescubra o seu "jovem esquecido"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário