Translate

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bradesco, olha as uvas Bradesco!

As justificativas apresentadas por Luiz Carlos Trabuco - presidente do Bradesco, pelo fim das negociações com a Porto Seguro, demonstram o grande mal estar que paira na sede do banco em Osasco.
Mal agravado pelo poderoso rival Itaú Unibanco, que em mais um lance de rapidez, ousadia e oportunismo, fechou em poucas horas o acordo que o coloca (e a Porto Seguro), na segunda posição do mercado de seguros brasileiro. Perto, mas muito perto mesmo da liderança do Bradesco.
Segundo o ranking da Austin Rating, no acumulado até junho, em Negócios de Seguros, Previdência e Capitalização, 23,1% do mercado está nas mãos do Bradesco. Em 2º lugar, com 16,4% está o Itaú, que se somar os 6,5% de participação da Porto Seguro, eleva o resultado da operação à 22,9% do mercado. O Bradesco continua na frente por apenas 0,2% de vantagem.
O constrangimento de Trabuco deve ser ainda maior, levando-se em conta que a derrota aconteceu no terreno que ele mais domina. Antes de assumir o comando do banco, ocupou por vários anos a cadeira da presidência da Bradesco Seguros.
Explicar uma derrota é como explicar uma piada. por mais jeito que se tenha, sempre vai parecer sem graça.
Na verdade, a distância para o Itaú só tem aumentado nesses últimos tempos.
Mesmo o grande esforço de mídia feito pelo Banco do Brasil, para anunciar a retomada do 1º lugar entre os bancos no primeiro semestre, provavelmente não resistirá ao fechamento do balanço 2.009.
O provisionamento para créditos duvidosos lançados pelo Itaú em seu balanço semestral- muito superior ao do Banco do Brasil, deve ajudar os números no fechamento do ano e , por consequência, a volta ao primeiro posto.
Assim, as explicações do Bradesco nos fizeram lembrar uma antiga fábula de Esopo - A raposa e as uvas. A raposa após várias tentativas de alcançar as uvas, desistiu deixando uma resposta " eu não queria mesmo, elas estavam verdes...."

Nenhum comentário:

Postar um comentário