Translate

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Um conto chamado "Qual é o plano B do Lula?"

Serra 34% Dilma 14% Ciro 14%

Bastou Ciro Gomes manifestar a idéia de concorrer nas eleições de 2.010, para a primeira pesquisa de candidatos colocá-lo com 14% das intenções de voto, empatado com Dilma Rousseff na segunda posição.
A pesquisa acrescenta mais lenha na fogueira, atiçada por parte da bancada governista que não acredita nas chances de vitória de Dilma.
Desde o início do seu segundo mandato, Lula vem carregando nos ombros, o peso do nome de Dilma como sua legítima sucessora.
Lula, mais do que ninguém, sabe os riscos de se lançar um candidato muito antes das eleições.
Como ele sempre disse, é dar um alvo para a oposição, ao mesmo tempo que isso acaba gerando um descontentamento em todos os possíveis candidatos da base de apoio do governo.
Se Lula sabe, porque lançou a candidatura de Dilma tão fora do prazo ideal?
O que estaria por trás dessa possível estratégia?
Dilma, sua fiel escudeira, faria a função de "boi de piranha", atraindo todas as armas da oposição, enquanto o verdadeiro candidato aguardava nos bastidores?
Após a munição dos opositores acabar, surgiria o grande nome dos governistas, encarregado da continuação da obra do Lula na condução do povo brasileiro à glória merecida?
Qual é o plano B do Lula?
Ciro, que acaba de entrar na disputa, certamente não faz o perfil de Lula. Independente e ambicioso demais para brincar de "siga o líder".
Marina Silva, que não representou uma opção interna do partido, também não deve representar uma ameaça fora. O discurso ambientalista, apesar de toda projeção atual, ainda soa para a maioria como distante do mundo real.
A pergunta volta, então quem?
Será, que nos últimos momentos da competição, não aparecerá o verdadeiro campeão do rei, aquele que a todos na liça derrota, salvando a princesa Brasil de um triste destino?
E se o campeão for o próprio rei?
Mas para isso precisamos mudar a constituição. Precisaria novamente ser proposto e votado o terceiro mandato.
Para isso, nossos deputados e senadores teriam que votar defendendo os interesses do atual governo. Difícil?
A grande questão é - e se o plano B for na verdade o plano A?

Nenhum comentário:

Postar um comentário